Tecnologia

Nova tecnologia da Disney envelhece atores e irá revolucionar o cinema

Pesquisadores da Disney estão trabalhando em uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que poderá ser um divisor de águas na área da TV e do cinema. Segundo informações do portal Gizmodo, o estudo desenvolveu uma rede neural que permite alterar a idade visual dos atores.

A nova tecnologia da Disney permitirá aos produtores de TV ou cinema que façam atores parecerem mais velhos ou jovens, dependendo da escolha. O mecanismo terá um processo automatizado que será mais barato e mais rápido que técnicas anteriores.

O método tradicional das equipes de efeitos especiais passava por utilizar um processo de digitalização e modelagem 3D, ou uma técnica 2D quadro por quadro utilizando o Photoshop – métodos que a Disney chama de “re-aging” (“reenvelhecimento”).

No entanto, esse método tradicional ocorre em um tempo prolongado, levando semanas ou meses para o trabalho ser concluído. A nova tecnologia IA, chamada de Face Re-aging Network (FRAN), promete tornar o processo mais rápido para os produtores.

Na construção da tecnologia, os pesquisadores da Disney utilizaram o StyleGAN2, uma ferramenta da Nvidia que forma rostos reais de indivíduos que não existem, e geraram diversos exemplos de rostos sinteticamente envelhecidos entre 18 e 85 anos. Com os dados captados, a FRAN compreendeu os princípios gerais sobre a mudança de aparência de uma pessoa com a idade e aplicou o material a um ator real em movimento.

“Nossa rede é supervisionada e treinada em um grande número de pares de imagens faciais mostrando a mesma pessoa sintética e fotorrealista, rotulada com as correspondentes idades de origem e alvo”, afirmaram os pesquisadores da Disney, em comunicado por artigo acadêmico.

A pesquisa foi apresentada pela Disney nesta quarta-feira (30) e foi enviada para ser incluída em uma conferência na Ásia que ocorre neste mês. No entanto, a empresa ainda não anunciou planos envolvendo a utilização da tecnologia em futuras produções de TV ou cinema.

Por outro lado, o uso amplo da técnica IA pode ser algo comum no ambiente da Disney no futuro. Nas produções de Star Wars, por exemplo, foi possível ver atores rejuvenescidos por CGI, como foi o caso de Mark Hamill (Luke Skywalker) em “The Mandalorian” e “O Livro de Boba Fett”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo